Especialistas explicam tudo sobre o lubrificante, produto aliado na hora do sexo e da masturbação

 

O lubrificante não serve apenas para aqueles que têm algum tipo de déficit na lubrificação natural – e muito menos é indicado somente para o sexo anal. “Lubrificantes são produtos utilizados para aumentar a sensibilidade genital através da umidade”, explica de forma didática Larissa Cassiano (@dralarissacassiano), ginecologista e obstetra.

Por isso, o lubrificante serve para que qualquer tipo de atrito, seja ele do pênis, da mão ou de um brinquedo, não incomode. “Ele serve para que qualquer relação junto ao canal vaginal ou ao ânus seja mais satisfatória. Também ajuda na masturbação para que o toque da pele com o genital feminino e órgãos mais sensíveis, como o clitóris, sejam favorecidos e possam deslizar melhor”, esclarece Ana Canosa (@anacanosa), psicóloga e sexóloga.

Quem precisa usar?

Não há regras. “Quem sentir a região seca, quem tiver pouca lubrificação ou gostar da sensação do lubrificante”, diz Larissa. “Algumas mulheres, por exemplo, podem ter a lubrificação natural reduzida na menopausa, por conta do déficit do estrogênio, ou possuírem algum tipo de problema hormonal e, então, o produto é altamente indicado”, explica Ana.

Como usar?

De modo geral, o lubrificante é utilizado já na hora da relação sexual. “Para a penetração, basta aplicar um pouco do produto na entrada da vulva ou ao redor do ânus, e também na glande do pênis ou no sex toy”, esclarece a sexóloga.

Ana também explica que o lubrificante convencional, encontrado nas farmácias, não precisa ser usado antes – mas que existem produtos que sim. “Esses, geralmente, são indicados por médicos e até feitos manipulados. São em formato de óvulos e inseridos no canal vaginal, e se dissolvem em seu interior”.

Existem tipos diferentes?

Existem lubrificantes, hidratantes vaginais e alguns produtos naturais que também são utilizados como lubrificantes – como o óleo de coco orgânico. Existem também aqueles que possuem sabor, que esquentam e esfriam. “Essas variantes com sabor, inclusive, são ainda mais indicados para o sexo oral”, aconselha Ana.

A sexóloga ainda explica que já existe um lubrificante específico para ser usado na água. “Normalmente, quando a mulher está na água, imersa em uma piscina ou banheira, sua lubrificação tende ser menor. Existem produtos feitos a base de silicone específicos para esse momento, como o sexo no chuveiro.”

Porém, o alerta é sempre o mesmo: “É importante que as pessoas comprem apenas aqueles produtos que forem autorizados pela Anvisa”, diz Ana. Lubrificantes não aprovados podem provocar alguma reação ou alergia na região.

Pode usar com camisinha?

Sim, mas atente-se às indicações da embalagem do produto. Isto porque, de acordo com Larissa, os lubrificantes a base de óleo podem reduzir a eficiência do preservativo, que é a base de látex. “O mais indicado, justamente por isso, é utilizar lubrificantes a base de água. Basta se atentar às instruções do próprio lubrificante”, finaliza Ana.

 

Leia mais em: https://revistaglamour.globo.com/Amor-Sexo/noticia/2021/07/lubrificante-como-passar-para-que-serve-e-por-que-usar.html