Capítulo 1: A Serotonina

Você já ouviu falar no Quarteto da Felicidade? Serotonina, Dopamina, Endorfinas e Ocitocina? Elas são substâncias liberadas em nosso corpo e têm impacto significativo sobre a nossa motivação, produtividade e bem-estar.

Muitos eventos podem desencadear esses compostos no organismo: uma boa alimentação, exercícios físicos, meditação e Orgasmos! E essa é a maneira mais rápida e sem custos através das quais podemos intencionalmente fazer estas substâncias fluirem e se equilibrarem em nosso corpo.

ORGASMOS X DEPRESSÃO

A serotonina

Você já passou pela sensação de solidão e depressão? Quem nunca, não é mesmo? Esses sintomas aparecem quando a serotonina está ausente. Barry Jacobs, neurocientista de Princeton explica que a maioria dos antidepressivos concentram-se na produção de serotonina e  alterações nos níveis deste hormônio podem alterar a libido.

A baixa concentração de serotonina no organismo pode levar ao aparecimento de:

  • Mau humor pela manhã;
  • Sonolência durante o dia;
  • Alteração do desejo sexual;
  • Vontade de comer doces;
  • Comer a toda hora;
  • Dificuldade no aprendizado;
  • Distúrbios de memória e de concentração;
  • Irritabilidade.

Além disso, a pessoa pode ainda sentir-se cansada e ficar sem paciência facilmente, o que pode indicar que o corpo precisa de mais serotonina na corrente sanguínea.

E como estimular de forma prática, rápida e sem nenhum custo este neurotransmissor maravilhoso? Com Orgasmos, de preferência diários. Para isto, a prática do auto toque e auto conhecimento é primordial. Reserve um tempo do dia para você, para sua intimidade.

Quer saber mais benefícios da Serotonina, além de atuar diretamente no alívio da sensação de depressão e aumentar consideravelmente sua disposição sexual? Anote aí e compartilhe com as amigas:

 

1. Regula o humor

A serotonina atua no cérebro regulando a ansiedade, aumentando a felicidade e melhorando o humor e por isso baixos níveis deste hormônio podem causar a ansiedade e levar à depressão.

 

2. Regula a náusea

A produção de serotonina aumenta para ajudar a eliminar substâncias tóxicas do intestino, por exemplo em casos de diarreia, e esse aumento estimula também uma região do cérebro que controla a náusea.

 

3. Regula o sono

A serotonina também estimula as regiões no cérebro que controlam o sono e o despertar.

 

4. Coagulação sanguínea

As plaquetas do sangue liberam serotonina para ajudar a cicatrizar feridas. A serotonina leva a vasoconstrição, facilitando assim a coagulação do sangue.

 

5. Saúde óssea

Níveis balanceados de serotonina desempenham um papel na saúde dos ossos bloqueando a ação da osteoporose.

 

6. Atua nos movimentos do intestino

A serotonina encontra-se em grande quantidade no estômago e no intestino, ajudando no controle da função e dos movimentos do intestino.

 

E então, já gozou hoje?

Que tal regular seu nível de serotonina? A felicidade está dentro de você!

 

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas.

 

Flavia Chianca é Terapeuta, Educadora Sexual e Instrutora de Pompoarismo.