Primeiro de Dezembro é o Dia Mundial da Jornada contra a AIDS.

A AIDS é a doença causada pela infecção  do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de doenças.

Não tem cura.

Mas tem tratamento.

O vírus é transmitido de uma pessoa soropositiva para outra pelas relações sexuais desprotegidas (sexo oral, sexo vaginal, sexo anal), por compartilhamento de seringas e/ou material cortante contaminados ou de mãe para filho durante a gravidez e amamentação(obs. As mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos SEM o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto).

Cuide-se. Faça seus exames regularmente.  Tenha uma atividade sexual responsável. O HIV não tem cor, não tem gênero, não tem classe social.

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos impedem que o vírus se replique e evitam que a imunidade caia e a AIDS apareça. .

O diagnóstico é feito a partir da coleta de sangue ou por fluído oral. No Brasil temos exames laboratoriais e os testes rápidos que são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) Disque 136.

Pessoas com HIV conseguem continuar a prática de suas atividades diárias sem maiores impactos, faça o acompanhamento do tratamento corretamente, cuide-se e não discrimine: HIV nada tem a ver com caráter!

A La Vedette Deluxe (Natal e Praia da Pipa) é um ponto de Distribuição Gratuito de Preservativos em parceria com as Secretarias Estadual(RN) e Municipal (Natal e Tibau do Sul) de Saúde.

Passe em uma de nossas lojas, pegue camisinhas gratuitamente e faça sexo com responsabilidade 😉

Quer saber mais?

www.soropositivo.org

www.amigospositivos.com.br

www.saude.org.br/hiv

.

#LaVedetteDeluxe #WorldAidsDay #0112 #AIDS #HIV #Saúde