Sexo é uma delícia, todo mundo sabe. Espera…Todo mundo?
A verdade é que nem todos conseguem usufruir de uma vida sexual plena e essa insatisfação muitas vezes vem acompanhada de conceitos que as pessoas validam para si mesmas fundamentados em Mitos e Tabus.

Sabe o que é isso?
Chamamos de Mito Sexual, os relatos da imaginação popular que passam pelas gerações, as crenças culturais sem embasamento científico. Um exemplo? Dizer que a vagina fica larga quando se faz muita penetração. Não é verdade. A vagina faz parte do assoalho pélvico e quando esta musculatura enfraquece, se dá por fatores como: tipo do tônus muscular, desregulação hormonal, idade, o peso fetal durante a gestação e levantamento de peso desregulado – no trabalho ou academias. Outro Mito Sexual é achar que o outro (geralmente o homem) é responsável pelo seu orgasmo. A verdade é que só goza quem conhece o próprio corpo. O prazer é algo íntimo e individual, só sente quem tem consciência do que lhe agrada, excita ou não. E é através de uma construção mútua, de diálogo, que o prazer pode ser compartilhado.

Já o Tabu Sexual diz do sentimento de culpa, de achar que será julgado e penalizado pelos seus atos. É o caso de mulheres se sacrificando pelo simbolismo da virgindade vaginal para não serem castigadas pela família ou religião. Ou o Tabu de ser encontrado em um sexshop e achar que terá seu caráter submetido a julgamento pela sociedade em detrimento de seu comportamento sexual, quando sabemos que a idoneidade moral deve ser medida por outros valores: honestidade, respeito…E como podemos ultrapassar a barreira dos Mitos e Tabus engessados em nossa sociedade e desfrutar de uma vida sexual mais satisfatória?
Informação de qualidade, conhecimento. Assim se dá o verdadeiro empoderamento sexual: você se torna consciente de quem é, dos seus gostos, seus prazeres, o que quer, o que não quer e quando aprende a dialogar sobre isso com sua parceria.
Procure informação comprometida, válida, converse com seu médico. Existem profissionais capacitados que vão te ajudar a reconhecer os obstáculos criados por esses mitos e tabus, aprender a lidar com eles e ter uma sexualidade plena que vale a pena ser vivida.
🌺

Imagem: Renegarza

 

Flavia Chianca é Terapeuta e Educadora Sexual com formação em Sexologia Clínica e pesquisa em Comportamento Sexual Humano na Psicologia e Neuropsicologia